Concretismo
Características principais do Concretismo:
· Elaboração artística em busca da forma precisa;
- O poema como resultado de investigação verbal;
- Incorporação do espaço gráfico (a página) como elemento estrutural do poema;
- União entre forma e o conteúdo na obra de arte;
- Ampliação do poema pela comunicação não-verbal;
- Na literatura, os poetas concretistas buscaram utilizar efeitos gráficos, aproximando a poesia da linguagem do design.
- Máxima valorização da palavra em si, contra o verso com unidade rítmica convencional.
- Rejeição ao lirismo.
- Valorização do som, da forma visual e da carga semântica da palavra em suas funções – relações no poema.
- Ampla utilização de recursos tipográficos.
- Possibilidades de múltiplas leituras, pela abolição do verso tradicional: leitura vertical, horizontal, diagonal, etc.
- Utilização do ideograma (sinais das escritas analíticas, como símbolos das escritas chinesas, por exemplo) como modelo de composição.
- Os poemas exploram os mais variados recursos como: experiências sonoras, com aliterações e paranomasias.
- O poema assume diferentes formas e tamanhos na página até a criação de Neologismos.
- O poema assume a forma de cartaz, de cartão, de anúncio, de fotografia, de colagem, enfim a forma de um objeto qualquer da produção industrial.
- Envolvimento com temas sociais (a partir da década de 60);
- As características gerais do concretismo na literatura são: o banimento do verso, o aproveitamento do espaço do papel; a valorização do conteúdo sonoro e visual, possibilidade de diversas leituras através de diversos ângulos.
- Essas características, somadas a outras características inovadoras da prosa, da arquitetura, da música, das artes plásticas começaram a caracterizar o pós-modernismo.
- A partir de 1965, o movimento começa a declinar, mas suas contribuições estão ainda hoje presentes na literatura brasileira.
- Além de influenciar a propaganda, a embalagem de produtos e a música, o movimento concretista contribuiu para a divulgação de escritores esquecidos pela crítica (Qorpo Santo, Sousândrade, Pedro Kilkerry), para o espírito de equipe em trabalhos literários e para a divulgação de autores estrangeiros no Brasil.
Exemplos de poemas concretos
Epitáfio para um banqueiro
negócio
ego
ócio
cio
o
EX/PLICAÇÃO
não há um
sentido único
num
poema
quando alguém
começa a ex-
plicá-lo e
chega ao fim
en-
tão só
não há um
sentido único
num
poema
quando alguém
começa a ex-
plicá-lo e
chega ao fim
en-
tão só
fica o
ex
do ponto de
partida
beco
(tente outra
vez)
sem saída
ex
do ponto de
partida
beco
(tente outra
vez)
sem saída
Beba coca-cola
beba coca cola
babe cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola
c l o a c a
babe cola
beba coca
babe cola caco
caco
cola
c l o a c a
Décio Pignatari
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