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sábado, 1 de outubro de 2011

Redação - ENEM


PROPOSTA DE REDAÇÃO
Texto I
         Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
        Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos o universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.
        São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê. Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Texto II
        Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).

Texto III
        Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós.
 Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecidas e outras que nunca foram vistas por olhos humanos.
       Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema:

Análise da Proposta
         Na apresentação do tema, a banca examinadora encaminha a tese ao candidato, sugerindo que a leitura tem poder de transformação. Os textos da coletânea confirmam e exemplificam essa abordagem:

• O texto I mostra a leitura como chave para ler o mundo, não havendo como fugir à sua influência.
• O texto II aponta a importância da leitura na formação do escritor e, por extensão, de todos os que fazem uso dela.
• O texto III diz que o livro transporta o leitor para outras “realidades”, enriquecendo seu olhar.

ARGUMENTOS

·         Vale lembrar, conforme expõe a própria banca do ENEM, que “o eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo”.

·         Com base nisso, deve-se entender o texto “dissertativo-argumentativo” como aquele que se situa no território da polêmica. O encaminhamento da proposta e os textos da coletânea não polemizam entre si. Isso não quer dizer que se anula seu caráter polêmico. Como se sabe, o próprio fato de um texto afirmar uma visão de mundo pressupõe como implícita uma posição discordante, mesmo que por uma questão de grau.

·         A afirmação de que a leitura tem poder de transformação é praticamente irrefutável, mas cabe a ressalva de que a leitura passiva e reverente tem um efeito transformador menos marcante em contraste com a leitura ativa, crítica, dialógica.

·         Cabe ao candidato, então, não apenas expor razões que atestem a importância da leitura e seu poder transformador, mas também há espaço para polemizar, fazendo, por exemplo, a observação de que o modo de ler interfere nesse poder de transformação. Existe até mesmo a hipótese mais radical de argumentar que a leitura passiva apaga e despersonaliza o sujeito que lê.

Encaminhamento possível
• As palavras fabricam a “realidade”, representando-a de dada maneira. A leitura, assim, funciona como uma espécie de porta de entrada no mundo. A respeito disso, o filósofo Sartre dizia: “Quando transpus os pórticos do verbo, descobri a realidade”.

• Por meio da leitura, é possível viajar à Terra do Nunca, à Ilha do Tesouro, ao Sítio do Pica-Pau Amarelo... Por meio da leitura, é possível conhecer mulheres como Emma Bovary, homens como Ulisses, crianças como Narizinho, cadelas como Baleia... Por meio da leitura, é possível conhecer as grandes dores e os grandes amores dos homens, suas dúvidas e inquietações, seus sonhos e realizações.

• Assim, à medida que lê mais, o leitor amplia seus horizontes, percebe o que não notava, conhece o que desconhecia. Além de mostrar fatos novos, a leitura também aponta novas maneiras de entender fatos já conhecidos. Ajuda, pois, a desfazer preconceitos e a conviver com a diversidade: a “realidade” é vista por pontos de vista distintos, há diferentes visões de mundo, a verdade não é absoluta.

• Considerando que leva a perceber o que não está bom, a enxergar as grandes carências dos homens, ela é agente de transformação: um leitor não sai de um livro do mesmo modo como entrou. Após a leitura, o leitor é um outro.


·         A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e interpretação.

·         Muitas pessoas dizem não ter paciência para ler um livro, no entanto isso acontece por falta de hábito, pois se a leitura fosse um costume as pessoas saberiam apreciar uma boa obra literária, por exemplo.
·         Muitas coisas que aprendemos na escola são esquecidas com o tempo, pois não as praticamos.

·         Dúvidas que temos ao escrever poderiam ser sanadas pelo hábito de ler; e talvez nem as teríamos, pois a leitura torna nosso conhecimento mais amplo e diversificado.

·         Durante a leitura descobrimos um mundo novo, cheio de coisas desconhecidas.

·         O hábito de ler é algo importante e prazeroso, se estimulado desde a infância, o indivíduo aprende desde pequeno que ao ler ele se tornará um adulto culto, dinâmico e perspicaz.

·         Saber ler e compreender o que os outros dizem nos difere dos animais irracionais, pois comer, beber e dormir até eles sabem; é a leitura, no entanto, que proporciona a capacidade de interpretação.

·         A leitura promove o resgate da cidadania, devolve a auto-estima ao promover a integração social, desenvolve um olhar crítico e possibilita formar uma sociedade consciente.

·         O conhecimento pode ser encontrado através da leitura e esta, por sua vez, possibilita formar uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres; possibilita que estes tenham uma visão melhor de mundo e de si mesmos.


·         A leitura traz ao homem plenitude, o discurso segurança e a escrita exatidão.

·         A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil; e o escrever dá-lhe precisão.

·         Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem.
Mário Quintana

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