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sábado, 8 de outubro de 2011

Redação ENEM - Conflito entre gerações


REDAÇÃO

Em toda sociedade convivem gerações diversas, que se relacionam de formas distintas, exigindo de todos o exercício contínuo de lidar com a diferença.

1) Para o sociólogo húngaro Karl Mannheim, a geração consiste em um grupo de pessoas nascidas na mesma época, que viveram os mesmos acontecimentos sociais durante a sua formação e crescimento e que partilham a mesma experiência histórica, sendo esta significativa para todo o grupo. Estes fatores dão origem a uma consciência comum, que permanece ao longo do respectivo curso de vida. A interação de uma geração mais nova com as precedentes origina tensões potencializadoras de mudança social. O conceito que aqui está patente atribui à geração uma forte identidade histórica, visível quando nos referimos, por exemplo, à “geração do pós-guerra”. O conceito de “geração” impõe a consideração da complexidade dos fatores de estratificação social e da convergência sincrônica de todos eles; a geração não dilui os efeitos de classe, de gênero ou de raça na caracterização das posições sociais, mas conjuga-se com eles, numa relação que não é meramente aditiva nem complementar, antes se exerce na sua especificidade, ativando ou desativando parcialmente esses efeitos.
(Adaptado de Manuel Jacinto Sarmento, Gerações e alteridade: interrogações a partir da sociologia da infância. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 26, n. 91, p. 361-378, Maio/Ago. 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br)

2) As relações intergeracionais permitem a transformação e a reconstrução da tradição no espaço dos grupos sociais. A transmissão dos saberes não é linear; ambas as gerações possuem sabedorias que podem ser desconhecidas para a outra geração, e a troca de saberes possibilita vivenciar diversos modos de pensar, de agir e de sentir, e assim, renovar as opiniões e visões acerca do mundo e das pessoas. As gerações se renovam e se transformam reciprocamente, em um movimento constante de construção e desconstrução. (Adaptado de Maria Clotilde B. N. M. de Carvalho, Diálogo intergeracional entre idosos e crianças. Rio de Janeiro. PUC-RJ, 2007, p 52.)


Elabore sua dissertação, MÍNIMO DE 15 E MÁXIMO DE 20 LINHAS, a partir do seguinte recorte temático:
A relação entre gerações é frequentemente caracterizada pelo conflito. Entretanto, há outras formas de relacionamento que podem ganhar novos contornos em decorrência de mudanças sociais, tecnológicas, políticas e culturais.

Instruções:
1. Discuta formas pelas quais se estabelecem as relações entre as gerações.
2. Argumente no sentido de mostrar que essas diferentes formas coexistem.
3. Trabalhe seus argumentos de modo a sustentar seu ponto de vista.

ARGUMETOS

No atual contexto de globalização e internacionalização dos mercados, as transformações econômicas têm provocado reflexos danosos sobre o chamado mundo do trabalho.

A exigência da absorção de tecnologias altamente sofisticadas tem sido uma das expressões desse processo, gerando, em contrapartida, conflitos a enormes contingentes de trabalhadores.

Entretanto, apesar de um passado sombrio, hoje o mundo do trabalho vem mostrando algumas modificações importantes na vida do trabalhador. Observa-se o desaparecimento de empregos permanentes e, simultaneamente, o surgimento de novas tecnologias e formas inovadoras de organização do trabalho. Ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta de uma vaga, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente, é o atual paradoxo da sociedade e do trabalho.

A inserção dos computadores nas organizações, no final da década de 1950, fez com que a tecnologia fosse encarada não só como uma ameaça em termos da qualidade no resultado do trabalho, mas como ameaça à sobrevivência do trabalhador.

 Foi nesta época que se iniciaram os temores de que as máquinas substituiriam o trabalho humano e, desta forma, causariam o desemprego.

A cada ano que passa, novas gerações vão surgindo e o avanço da tecnologia vai se estendendo rapidamente. Com isto, a convivência entre jovens e adultos tornam-se tensa.

O modo de vida dos adultos nos tempos atuais é considerado, para os jovens, monótona e sem graça. Os vídeos games, televisões, computadores, celulares entre outras altas tecnologias, são os atrativos dos jovens modernos. Porém estes atrativos não correspondem aos adultos, que tinham um determinado dilema no passado.

Os jovens não conseguem entende-los e fecham-se mediante a esses diversos entretenimentos.

Não conversam melhor com as pessoas mais velhas, principalmente da própria família, onde, ao dialogarem, não trazem uma harmonia na convivência social. Daí surge a suposta rebeldia imposta pela mídia.

As gerações vão surgindo e se adaptam conforme a globalização. Isto influência para os conflitos entres as gerações porque o ritmo de vivencia de um jovem é bem mais rápido e curioso do que de um adulto com maturidade.

O fato é a facilidade com que os meios de comunicação proporcionam recursos amplos de informações, novas tendências de moda, fazendo com que os jovens sintam-se melhores em meio a todos esses recursos.

Adultos precisam buscar meios para que o relacionamento dos jovens seja confortável com eles. Talvez os privando de certas tecnologias.

Quanto mais antiga a sua geração, maior a sabedoria, portanto, não discuta nem insista, apenas coloque o seu ponto de vista; sabedoria é diferente de inteligência; se você não tem poder de decisão, não perca seu tempo nem sua energia, continue remando ou apenas mude de rio.


A COLETÂNEA
Neste ano, a coletânea explorou textos acadêmicos de áreas disciplinares distintas e textos estruturados por sua relação com as imagens (charge e quadrinho).

De maneira bem sintética e enxuta, o conjunto de textos multimodais (verbais e não verbais) tratou de mostrar a necessidade de um contínuo exercício de lidar com a diferença no que se refere à coexistência de gerações distintas em um mesmo tempo-espaço, apontando para as múltiplas possibilidades desse convívio tenso e produtivo, indicando modos de apropriação e de desapropriação de saberes e poderes em que diversas memórias convivem.

 Proposta para a dissertação

De acordo com o recorte temático, esperava-se que o candidato percebesse que não é apenas o conflito que marca as relações entre gerações, mas também, conforme apontava a coletânea, a troca, a convivência entre memórias distintas, a apropriação de saberes específicos de uma geração por outra (sem obedecer a uma lógica linear que atribui exclusivamente ao mais velho o conhecimento e a experiência que faltam ao mais jovem). Ou seja, o candidato deveria argumentar no sentido de demonstrar que essas relações não são excludentes, e que existe uma contínua partilha de saberes sob a forma de um convívio que pode ser conflituoso. É importante destacar que as formas por meio das quais as gerações se relacionam são afetadas, necessariamente, pelas mudanças sociais, tecnológicas, políticas e culturais, e encontram-se, desse modo, em contínuo movimento.


  Redação desenvolvida por um aluno do Colégio Catarinense.
O conflito entre gerações e a tecnologia
Mostro (mais uma dissertação:) infelizmente não pude aproveitar o meu potencial, pois a redação foi feita no simulado do segundo ano noturno do Colégio Catarinense eu depois que relia, após receber de volta com a nota, que algumas palavras ficaram muito repetidas, como “porém" “idosos" e "gerações". Isso ajudou mais ainda a diminuir minha nota: (agregado a isso a introdução ficou meio tosca, pena que eu não percebi isso a tempo...

O conflito entre gerações e a tecnologia

          As gerações de um tempo mais antigo estão cada vez mais integradas com a tecnologia do século XXI. Mas, ainda existe preconceito entre as gerações. A tecnologia traz inúmeros benefícios para todos, e os jovens têm muito que aprender com os idosos.
        As gerações antigas possuem preconceito com as mais novas, principalmente por causa do liberalismo; fazendo com que idosos achem os jovens imorais. Por outro lado a tecnologia é outro motivo de preconceito, pois muitos jovens pensam que a tecnologia é indispensável para viver, assim rebaixando os idosos.
        A tecnologia traz inúmeros benefícios á sociedade, entre eles destaca-se tempo e economia. A escrita, por exemplo, é muito mais veloz quando digitada no computador, além de que há alguns “softwares” que fazem a correção do texto. A economia é evidente, pois virtualmente não gastemos papel, tinta e outros.
Muitos jovens acreditam que o aprendizado acontece apenas na escola, isto é uma inverdade, pois as gerações antigas passaram experiências que podem ser útil para todos. Os idosos possuem tradições prazerosas e saudáveis que vêm sendo esquecidas com o passar do tempo.
       O ideal é que a modernidade traga benefícios para todas as gerações, porem sem atropelar as coisas boas.

Minha nota foi 4,5 e a professora disse: “Cuidado com os espaços que você deixa entre as palavras!”

Exemplos de Redações Acima da Média

                      Um conflito necessário

         Embora sua intensidade seja exacerbada nos dias atuais, o choque de gerações é tão antigo quanto o conceito de geração, e é fundamental à manutenção da sociedade e do conhecimento.
        Em antigos relatos gregos já é possível identificar conflitos entre gerações próximas, como pais e filhos; se fossem maléficos, tais questionamentos e rupturas não teriam permitido à humanidade chegar ao século XXI.
A verdade é que a diversidade de paradigmas e conceitos sociais é fonte de inovação. Os bancos talvez sejam um dos melhores exemplos dessa convivência pacífica: buscam nos mais velhos a segurança, a confiabilidade, a experiência e, nos mais novos, a audácia, a rapidez e a inovação tecnológica. Este relacionamento reflete-se até em suas campanhas publicitárias, onde um senhor muito elegante, ao lado de uma jovem despojada, dizem: tradição e modernidade.
Não é fácil fundir paradigmas. Ambos precisam saber ceder e, principalmente, ouvir. Todos podem acrescentar na construção dessa nova sociedade, sem tornar crítica uma forma latente de preconceito: o de geração.
Mesmo as interações mais simples podem se beneficiar de novos conceitos. A geração tecnológica pode mostrar as vantagens de uma comunicação eletrônica rápida e eficaz; já os amantes do papel ensinaram a intimidade, o conteúdo e a eficiência de uma carta ou poema manuscrito.
           O grande desafio é mostrar que não há melhores ou piores; os portais de comunicação e notícia podem coexistir perfeitamente com os cadernos e livros. Estes trazem notícias estruturadas, com maior análise e argumentação, mas que demandam tempo e experiência para serem elaboradas; aqueles trazem as manchetes quase em tempo real, com diversos recursos multimídia, mas carecem, muitas vezes, de uma análise crítica. A sociedade, ao aceitar ambas as gerações, beneficia-se de dois, às vezes até mais, pontos de vista e formas de pensar e expressar.
Os não adeptos às novas tecnologias podem alegar, por exemplo, que a internet isolou-nos em vídeogames, salas de bate-papo e tocadores de música digital, mas foi esta mesma internet que possibilitou a criação de imensas comunidades de software livre que tanto contribuem, gratuita e altruisticamente, para a sociedade e para o conhecimento.
         Mais do que nunca, todas as gerações: pós-internet, pós-guerra, hippie, baby-boom, jovens empreendedores, de pais divorciados, entre tantas outras, devem conhecer suas singularidades e seus conceitos, e saber que eles não se encaixam em todas as situações e todos os momentos; devem desenvolver a mais sutil e fundamental habilidade: empatia. Somente ela permite mesclar o melhor de todas as gerações sem levar à autodestruição.

                                        Saudáveis divergências
               Claramente um dos maiores fatores que propiciaram à sociedade humana atingir a complexidade que possui atualmente foi o acúmulo de conhecimento transmitido entre as diversas gerações. Todavia, é necessário notar que o contato entre os diferentes valores nem sempre dá-se de maneira amistosa, gerando conflitos e contestações que, de certa forma, contribuem para o desenvolvimento da estrutura social como um todo.
              Nesse processo, é preciso salientar a importância da Revolução Industrial na estrutura cultural do homem, até porque foi principalmente a partir dela que as transformações entre as gerações passaram a ser mais dinamizadas e o conceito de modernidade levou os valores mais antigos, antes sinônimo de sabedoria, a sofrerem certa aversão e a serem vistos como retrógrados. Nisso resultou, de forma consistente, as raízes dos conflitos constantes que as gerações subsequentes enfrentaram nas suas relações, principalmente no que tange às questões comportamentais. É nítido perceber esse acontecimento atualmente, na qual a geração mais recente, que vive em um meio de maior liberdade, rotula a geração dos pais de ultrapassada quando, estes últimos, impõem-lhes regras a serem seguidas, resultando em insatisfações de ambas as partes. O interessante, porém, é que esses conflitos intergeracionais, ao contrário do que muitos acreditam, não fragilizam o tecido social, mas o fortalece e desenvolve, na medida em que, dessas contestações, é que novos conceitos sociais vão surgindo, ampliando e dinamizando as relações humanas.
            Todavia, o contato entre as gerações não gera unicamente conflitos. Em muitos momentos, a troca de conhecimento entre elas é tão benéfica que possibilita a ambas vivenciar diversas maneiras de pensar e agir, e dessa forma, aprimorar e renovar as visões de um mundo que cada um possui. Um bom exemplo dessa troca de valores é o mundo virtual: muitos da geração passada o desconhecem e muitos da geração atual, em decorrência do uso excessivo, acabam tendo dificuldades nas relações sociais diretas. Assim, o contato entre elas é extremamente recompensador: os mais antigos conhecem um mundo mais dinâmico e ampliam suas experiências. Já os mais novos, recuperam os valores de companheirismo mútuo e de coletividade tão presentes na geração anterior, e, de certa forma, rompem o comportamento individualista que predomina na atual geração. Constata-se, assim, o quão importante é a coexistência entre os valores das gerações uma vez que eles podem se compartilhar e cooperar uns com os outros.
           Portanto, as relações intergeracionais exercem fundamental papel no desenvolvimento da estrutura social. Muito embora elas possam ocasionar conflito, é primordial que a coexistência de valores seja mantida na medida em que ambas as gerações sempre possuirão conhecimentos que a outra desconhece, e o contato com esse conhecimento ajudará ambas a ampliar e aprimorar as opiniões que cada uma possui acerca do mundo em que convivem.

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