SEJA MAIS UM SEGUIDOR

domingo, 11 de agosto de 2013

        DICAS PARA A PROVA DE REDAÇÃO

Ø  A prova de redação corresponde à metade do valor total da média final do exame.

Ø  A leitura e a produção textual estão cada vez mais sendo valorizadas.

Ø  O Enem exige que o candidato redija um texto do tipo dissertativo-argumentativo, cujo tema se relacione a questões sociais, políticas, culturais e/ou científicas, a partir de uma situação-problema.  Além disso, o aluno precisa adotar um posicionamento crítico e reflexivo diante de determinada questão ou expressar sua opinião de modo claro e coerente. COERÊNCIA

Ø  Para isso, é essencial valer-se de seu conhecimento de mundo, uma vez que se torna muito mais difícil elaborar um texto sobre algo que você nunca ouviu falar. Daí a importância de leitura de textos diversificados, sobretudo os jornalísticos, para que você tenha o que dizer em sua redação.

Ø  Selecionar argumentos pertinentes com o tema proposto.

Ø  É fundamental utilizar os chamados elementos de coesão textual e/ou os organizadores argumentativos, como, por exemplo, advérbios, locuções adverbiais e conjunções, estabelecendo relações adequadas entre termos e também entre os parágrafos, sobretudo no desenvolvimento do texto, a fim de que o sentido seja construído de maneira clara e objetiva.

Ø  Outro fator... Outro aspecto... Além disso... Embora... Ou... ou, Seja ...seja
Ø  COESÃO: os elementos de retomada. Ele, ela, eles, elas, este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas.

Ø  Evitar vocabulário rebuscado.

Ø  Evitar expressões eruditas

Ø  Os textos não deverão pregar a violência, homofobia, fazer apologia às drogas, discriminação racial, desrespeito aos valores humanos. Por exemplo, o preconceito racial, social e/ou religioso, a prática de tortura ou a apologia à violência de qualquer espécie.

Ø  Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita, língua formal, padrão e gramatical.

Ø  A solução, ou soluções, porém, deve resultar de uma relação lógica e coerente com os argumentos, opiniões, informações e dados apresentados no desenvolvimento.
Ø  Relacionar de forma clara os argumentos ao tema proposto.

Aqui estão algumas sugestões que você pode usar em sua conclusão: 
Ø  Dessa forma,...
Ø  Sendo assim,...
Ø  Em vista dos argumentos apresentados,...
Ø  Em virtude do que foi mencionado,...
Ø  Assim,...
Ø  Levando-se em conta o que foi observado,...
Ø  Por todas estas ideias apresentadas,...
Ø  Tendo em vista os aspectos observados,...
Ø  Por tudo isso,...
Ø  Dado o exposto,...




Nenhum comentário:

Postar um comentário